segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Encontro de preparação para a vida matrimonial.





































A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no Lar Paraná, promoveu nos dias 07, 14, 21 e 22 de novembro, o último curso em preparação para a vida matrimonial de 2009. Contando com 11 casais noivos e 09 casais para regularização. Agradecemos imensamente a ajuda da coordenação diocesana da Pastoral Familiar através dos casais: Claudinei e Célia(Tema: O conhecimento de si e do outro e Amor conjugal); Anésio e Izildinha (Tema:Diálogo e vivência familiar); Eurivelton e Rosa e Luis e Paula(Tema:Exercicio da Sexualidade e planejamento familiar); Lafaete e Maria(Tema: Sacramento do Matrimônio). Agradecemos também a colaboração do Padre Valdecir(Tema:Rito Sacramental do Matrimonio),que é nosso pároco, pelo empenho e apoio, ao Padre Izaias e Irmã Romilda(Tema: Animação vocacional na família), que atenderam prontamente ao nosso convite, ao Toninho Aguilar(Tema:Responsabilidade de ser pais), nosso amigo e que sempre nos ajuda; à Professora Maria Luiza( Tema:Família Igreja Doméstica), catequista e pessoa maravilhosa, sempre dedicada à comunidade;as pessoas que nos ajudaram como equipe de apoio:João Bosco e Claudete,Gabriel e Maria, Arlete, Odete, Izabel, e Lucia; e aos casais que se fizeram presentes, por atenderem ao chamado vocacional que é o matrimônio. Que seus lares estejam sempre repletos do Amor de Deus, que formem famílias santas, verdadeiras igrejas domésticas, a exemplo da família de Nazaré. Acima, as fotos do dia de encerramento do curso(22/11), em que ficamos juntos o dia todo, aprendendo, partilhando, confraternizando e rezando como verdadeiras famílias cristãs.
Que a Sagrada Familia, abençoe nossas familias!
Lafaete e Maria.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O bom casamento é o melhor remédio!



Lembra de quando éramos pequenos, quando nos machucávamos logo nossos pais diziam: “não foi nada, quando casar sara”. Então, o casamento(quando ele é verdadeiro) é o melhor remédio para todos os males. O bom casamento cura o stress, ou melhor, previne. Você já viu um casal bem casado ou uma pessoa bem amada estressada?
Quando o casamento entra em dificuldades, pode saber que alguma coisa esta errada, quando o casal tem uma vida ativa, seja ela afetiva ou sexual, eles são felizes, existe o diálogo. Todos os casais passam por uma prova de amadurecimento. Aquele que está casado há algum tempo e diz que nunca teve essa prova, espere que ainda chegará sua vez.
O casamento é o melhor remédio, e como todo bom remédio, às vezes você acha um pouco amargo e difícil de engolir, mas se for o remédio certo e na dose certa, com fé e paciência, logo você estará melhor.
Você ainda tem dúvidas de que o bom casamento é o melhor remédio? Faça o teste antes e depois. Como era sua vida antes e depois de casado?
Vou fazer o meu teste: antes eu pesava 78 quilos, hoje, 106. Antes morava com minha mãe e irmãos, hoje com minha esposa e dois filhos, não tinha casa, hoje tenho; não tinha carro nem bicicleta, e hoje, é claro que as duas são velhinhas ( a bicicleta e a Brasília), mas são minhas. É claro que eu tinha até 20 e poucos anos, hoje tenho quarenta e tantos. Mas o melhor de tudo, é que eu descobri que esse remédio nos deixa cada vez mais apaixonados pela vida, com vontade de mudar o mundo; ou plagiando o poeta: “Não apenas tenho uma família, e sim mais três razões para transformar o mundo num lugar melhor para se viver.” Tive medo de tomar a primeira dose, mas hoje vejo que descobri na hora certa, a pessoa certa para dividir comigo esse remédio, que tomaremos juntos até que a morte nos separe.
Somente cuidado, não exagere na dose, tome somente de acordo com a prescrição médica pois uma dose fora da medida pode ser veneno. E na receita do médico celeste está escrito: “Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe e se une a sua mulher e os dois se tornam uma só carne. Que o homem não separe o que Deus uniu.” (Mt 19,5-6)
Que a Sagrada Família abençoe nossa famílias!


Lafaete Fernandes dos Santos.

Se quizer gozar um dia mais alegre...

Artigo do Padre José do Vale: Se Quiser Gozar Um Dia Mais Alegre...
Naquela manhã, o chefe da família lia o seu jornal quando, entre várias notícias importantes, deparou-se com a seguinte nota em destaque:
“Se quiser gozar um dia muito mais alegre e feliz, reparta com outrem alguma coisa boa”.
Leu outra vez a nota e dando uma palmadinha na perna, exclamou:
- Que idéia interessante!
Levantou-se e foi dar uma espiada na geladeira.
- Veja já que beleza! Dois perus assadinhos!
Tirou então a maior, colocando-o numa bandeja descartável, envolvido numa folha de papel laminado. Em um pequeno cartão, ele copiou a nota encontrada no jornal e o depositou sobre o presente. Tomando o chapéu, saiu com a bandeja dentro de um cesto vazio, que a esposa recebera com guloseimas, e seguiu em direção à casa do velho sapateiro ali do bairro.
Devagarzinho e sem fazer barulho, ele colocou o cesto na porta da entrada, bateu palmas e antes que o atendessem seguiu rapidamente o seu caminho de volta, carregando consigo uma grande sensação de bem-estar.
- que magnífica e oportuna surpresa – disse o sapateiro, ao descobrir que na sua porta havia um presente. Lendo o cartão. Ele coçou a cabeça como quem está à procura de alguma coisa.
Finalmente, concluiu com alegria:
- Já sei o que vou fazer.
Levarei o frango que havia comprado para o meu almoço de hoje e o darei para a pobre viúva do meu amigo Mendes.
Guardou no forno o peru que recebera e no mesmo vasilhame meteu o frango ainda sem assar, também acompanhado do mesmo cartão, deixando tudo na porta da viúva. Esta, ao abri-la, arregalou os olhos diante de tão agradável surpresa. Lendo o cartão, disse depois de pensar um pouco:
- Levarei o pudim que fiz para a pobre da lavadeira, que está meio adoentada.
Ela estava no quintal estendendo roupa e nem viu a viúva entrar, colocar o cesto sobre a mesa e sair. Quando viu o presente e leu o cartão, ficou também entusiasmada com a idéia e decidiu assar um bolo e levar aos pequenos órfãos do Sr. Bastos.
E assim fez. Tomou-o, foi à sua casa das crianças e, entrando sem bater, o colocou sobre a mesa, na presença dos três órfãos, dizendo:
- Se quiser gozar um dia muito mais alegre e feliz, reparta com outrem alguma coisa boa.
As crianças, vendo o bolo, ficaram emocionadas e disseram umas para as outras:
- Um bolo de verdade para nós. Igualzinho ao que mamãe fazia! Como está cheiroso...
O mais velhinho dos três, lembrando as palavras da lavadeira, sugeriu cortar uma fatia do bolo e leva-lo para o Tonico, que é aleijado, também pobrezinho e que nunca recebe coisas gostosas de ninguém.
Os outros dois concordaram e eles, alegres, saíram levando a fatia para o menino, que passava o dia em sua cadeira de rodas. Entregando o pedaço de bolo, um dos órfãos repetiu para ele:
- Se quiser gozar um dia muito mais alegre e feliz, reparta com outrem alguma coisa boa. Depois, saíram o três para uma oração a Jesus.
Tonico foi comendo o bolo e espalhando as migalhas para os passarinhos, que comiam saltitando como a dizer também:
- Se quiser gozar um dia mais alegre...
Autor desconhecido.

Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
E-mail: pe.inaciojose.osbm@hotmail.com