domingo, 21 de agosto de 2011

XIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar




































Ultimo dia do Congresso, a oração da manhã, organizada pela comissão de liturgia, foram as Laudes. Iniciando os trabalhos do dia, Dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato, discorreu sobre o lema do Congresso:" Somos cidadãos e membros da família de Deus." O advogado, representante e coordenador nacional da Ong Humanitario Amici del Bambini (amigos da criança), dr. Carlos Berlini,falou sobre a espiritualidade do acolhimento e da adoção." Toda criança tem o direito de ser educada no seio de uma família, a adoção é uma vocação: 'Um filho adotivo não vem de fora, vem de dentro do coração' ". O casal João Bosco e Eunides, coordenadores do INAPAF, falaram sobre a formação sistemática de agentes de Pastoral Familiar.


A "Segunda união estável", foi testemunhado lindamente pelo casal Airton e Ana Lucia Tenorio, que falaram de sua experiência como casal em segunda união,participante da Igreja.


Os membros da Familia de Caná: Wagner e Angela falaram sobre "a Familia diante das drogas", como reconhecer e procurar ajuda para os dependentes quimicos e o trabalho da Família de Caná. Logo após houve mais um momento de questionamentos, do qual infelizmente não pudemos participar, já que tínhamos vôo marcado.


O Congresso foi um evento maravilhoso, que promoveu a espiritualidade e a união dos agentes da Pastoral Familiar do Brasil todo, mais de mil pessoas buscando se aperfeiçoar para ajudar nossas famílias. Parabéns aos organizadores do evento, a todas as outras pastorais e movimentos que ajudaram a Pastoral Familiar local, acolhendo os agentes que vieram de longe para o encontro. Que a Sagrada Família os abençoe, sempre.


"Inspirar-se na atitude de Jesus com as crianças; para os prediletos do reino respeitar e promover. Lar aos órfãos, boa educação; a todos o direito de nascer, viver e "crer ser". Pastoral Familiar! Seja intensa e vigorosa! O evangelho na família viver e proclamar; a cultura da vida promover, os direitos reconhecer e respeitar."(trecho do hino do XIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário