segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Abertura do Ano da Fé na Diocese de Campo Mourão

(Texto e fotos - Paróquia São Francisco de Assis)
Na abertura do Ano da Fé, neste domingo (04 ), a Catedral São José recebeu centenas de participantes das paróquias da Diocese de Campo Mourão.
Pe. Jurandir Coronado Aguilar acolheu os participantes e após a procissão de entrada procedeu a leitura do motivo da celebração, iniciando : “ A celebração de hoje faz nossa Igreja Diocesana ingressar no Ano da Fé, solenemente inaugurado pelo papa Bento XVI no último dia 11 de outubro, extensivo até 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei do Universo.” Continuou “  Faremos memória de acontecimentos importantes da nossa história.  Em primeiro lugar, o Ano da Fé demarca o 50º  aniversário de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II , ocorrido em 11 de outubro de 1962. O  Ano da Fé quer comemorar, com igual solenidade, o 20º aniversário do Catecismo da Igreja Católica, publicado pelo Papa João Paulo II, em 11 de outubro de 1982”.
Lembrou ainda Pe. Jurandir que no dia 08 de dezembro de 2012, no Ano da Fé, a Catedral Diocesana completa  70 anos.
Pe. Lusssamir Rogério de Souza, Chanceler da Cúria , leu o Decreto de abertura do Ano da Fé e Dom Francisco Javier Delvalle Paredes anunciou os lugares de peregrinação onde cada cristão e comunidades poderão obter graças e indulgências para o fortalecimento de sua vida cristã.
Em seguida foi entoado solenemente, pela primeira vez  em nossa diocese, o Hino do Ano da Fé.
Após a proclamação do Evangelho o diácono Rafael apresentou o Evangeliário ao bispo que abençoou o povo e em seguida foi colocado em lugar devidamente preparado,  sinal de sua dignidade e valor para a fé cristã.
Dom Francisco Javier iniciou a homilia dizendo: “ Acolho a cada um de vocês com  grande abraço de pastor.” Encerrou citando palavras do Papa Bento XVI “ A fé é o dom mais importante e não podemos guardar para nós mesmos. A fé deve ser partilhada.”
Ao término homilia, o Círio Pascal foi apresentado ao bispo Dom Javier e os diáconos e padres acenderam as velas. Em seguida o Círio Pascal passou pelo centro da igreja onde todos os presentes acenderam suas velas.
Motivando o abraço da paz, Dom Francisco Javier falou : “ que a nossa fé nos conduza no caminho  de Deus ao encontro do irmão.”
Ao concluir a celebração eucarística os Coordenadores Diocesanos das 3 prioridades da Diocese: CATEQUESE, FAMÍLIA E JUVENTUDE,  receberam um exemplar do Catecismo da Católica  e Concílio Vaticano II.
Finalizando Dom Francisco Javier deu a benção com a indulgência plenária aos participantes.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário